Sempre bate aquele sentimento quentinho quando vemos um bebê, especialmente quando ele é o nosso bebê, então é óbvio que a ciênc...
Segunda, 17 de setembro de 2018
Sempre bate aquele sentimento quentinho quando vemos um bebê, especialmente quando ele é o nosso bebê, então é óbvio que a ciência foi atrás de explicar esse sentimento tão bom: ?Quando olhamos para um bebê ou uma criança pequena é quase imediato que o nosso comportamento fique infantilizado, mudamos a entonação da voz e certas vezes até agimos como bobos?, comenta Aline Bellino, psicóloga e autora do livro Letras e Fonemas.
Segundo a especialista, quando conversamos com um bebê a área do cérebro responsável pelo sentimento de recompensa inicia um processo neuroquímico, que acaba em comportamentos que produzem uma sensação de acolhimento (lembra do sentimento quentinho, então)
[caption id="attachment_4372" align="aligncenter" width="580"]
Foto: iStock[/caption]
Karina Weinmann, neurologista pediátrica, conta que esse comportamento é para chamar a atenção do bebê: ?Quanto mais careta e alteração na voz você tiver, mas seu filho presta atenção. A gente tende a repetir esse comportamento?. Mas lembre-se de mudar o tom de voz enquanto chama a atenção da criança, até com os bebês.
Porém, é só até os dois anos viu? Nada de continuar infantilizando a voz após isso: ?A gente recomenda que seja até os 18 meses, se não infantiliza a criança?, recomenda Karina.
Fonte: Pais & Filhos
voltar