Os alimentos tem papel fundamental na nossa saúde e desenvolvimento. E, quando o assunto é alimentação infantil é preciso ter cu...
Quarta, 08 de maio de 2019
Os alimentos tem papel fundamental na nossa saúde e desenvolvimento. E, quando o assunto é alimentação infantil é preciso ter cuidados redobrados. O papel dos pais é essencial nesse processo, pois são eles os grande incentivadores para que os filhos comecem a consumir desde cedo frutas, legumes e verduras e consequentemente
desenvolvam hábitos saudáveis.
O nosso corpo necessita das vitaminas e dos minerais para funcionar perfeitamente. E, os alimentos saudáveis são os principais responsáveis pelo bom desempenho do nosso organismo. Para que a alimentação saudável fique ainda mais fácil, trouxemos algumas opções que poderão te ajudar a compor um cardápio variado em cada uma das refeições do dia.
Alimentação infantil no café da manhã
Essa é a primeira refeição do dia, portanto a mais importante. Ofereça um café da manhã rico em proteínas, carboidratos e fibras e a menor quantidade possível de açúcar. É possível montar diversas opções com ingredientes que são rápidos de preparar como: ovos cozidos ou mexidos, pães integrais, queijos, peito de peru, frutas, sucos
naturais e iogurtes sem açúcar.
Esses alimentos ajudam a manter a disposição dos pequenos tanto para os estudos quanto para as brincadeiras do dia a dia. Acrescente também as vitaminas de frutas naturais, elas são uma opção excelente para aqueles que não sentem muita fome pela manhã.
Almoço ou jantar
Esse é o momento de saborear os mais diversos grupos de alimentos. Mas, se você ainda se sente segura quanto ao preparo de uma alimentação infantil saudável siga esse passo a passo:
? Divida o prato em quatro partes;
? Preencha uma parte com carboidratos;
? Preencha outra parte com proteínas;
? As duas últimas partes devem ser preenchidas com saladas e legumes.
No grupo dos carboidratos encontramos o arroz, as batatas, o inhame, a mandioca e a mandioquinha que são ótimos acompanhamentos e trazem excelentes quantidades de vitaminas.
No grupo das proteínas temos as de origem animal que são encontradas nas carnes de boi, porco, frango, peixes e ovos. E existem também as proteínas de origem vegetal encontradas no feijão, na lentilha, no grão de bico, na ervilha e na soja.
Já as saladas e legumes são ricas em vitaminas e minerais. Elas ajudam a criança a se saciar, sem exagerar em outros alimentos que possam conter no prato. Aqui são bem- vindos alface, tomate, e os mais diversos vegetais crus ou cozidos.
Lanche
Ideais para serem consumidos entre as principais refeições. Os lanches devem conter uma porção de carboidrato, uma porção de proteína, preferencialmente uma fruta e uma bebida como água, água de coco ou suco natural.
Para uma alimentação infantil saudável evite o consumo de alimentos industrializados e açucarados como salgadinhos, balas, biscoitos, bolachas recheadas, chocolates, refrigerantes e os sucos de caixinha.
Em todas as refeições evite a monotonia alimentar e tente variar ao máximo o cardápio. Montar um cardápio saudável pode parecer uma tarefa impossível, mas você pode planejar um cardápio semanal e contar com as ajuda das crianças para preparar os alimentos. Essa organização semanal também é uma forma de economizar tempo
e dinheiro.
voltar